Conheça nossos projetos

41 anos

Números

Clientes Atendidos

Projetos Realizados

Profissionais envolvidos

Projetos Externos

A FUNPAR é detentora de saberes para a elaboração de tecnologias, ferramentas inovadoras e conhecimento para mediar transformações, o que propicia evolução para seus clientes e, por consequência, para a sociedade, constituindo verdadeiros legados.

Confira o portfólio voltado para a prestação de serviços a parceiros externos, como empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor e conte com a experiência de mais de 41 anos em diferentes áreas do conhecimento.

Plano Diretor Municipal

O Plano Diretor está previsto no Estatuto da Cidade (Lei federal 10.257/2001) e todo município com mais de 20 mil habitantes precisa ter um, aplicá-lo no planejamento e licenciamentos de uso do solo, além de revisá-lo a cada 10 anos. A constituição do Paraná obriga a todos os municípios elaborar seus planos, inclusive como pré-requisito para a obtenção de recursos estaduais.
A Funpar tem realizado estes planos, com a participação da equipe e de representantes da comunidade municipal, abrangendo a cidade e a área rural do município, garantindo uma visão de futuro, associada à a função social da cidade e da propriedade e buscando a distribuição justa dos benefícios e dos ônus decorrentes do processo de urbanização.
São utilizados instrumentos inovadores de planejamento do uso e ocupação do solo, concebidos de forma articulada à mobilidade, considerando limites e potencialidades físico ambientais e de infraestrutura, respeitando as especificidades socioeconômicas e da cultura local.
A atuação da Funpar sempre contempla instrumentos para institucionalização de um sistema de planejamento e gestão territorial que ofereça espaços de participação da sociedade, monitoramento e avaliação das ações previstas pelo Plano Diretor.

Cadastro Técnico Municipal

O planejamento e a implantação do Cadastro Técnico Municipal realizados pela Funpar, base fundamental para o planejamento econômico-financeiro de qualquer cidade, inclui um sistema que traz agilidade e benefícios para os processos de tributação, licenciamento, fiscalização e outras funções relacionadas à gestão do território pelos municípios.

Plano de Mobilidade

A Funpar, na elaboração e implementação destes planos, tem por referência a Lei 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, adota como prioridade a identificação dos gargalos na mobilidade urbana multimodal, define a hierarquia do sistema viário considerando a integração de todos os modos de transporte priorizando melhorias em curto, médio e longo prazos, tornando-o mais seguros, eficientes e acessíveis para toda a população.
Como decorrência de sua atuação em conjunto com os municípios, estão a priorização dos deslocamentos dos modais não motorizados sobre os motorizados (pedestres e ciclistas) e do transporte coletivo sobre o transporte individual, a universalização e a acessibilidade à cidade e aos serviços, além de melhorias tecnológicas, sociais, ambientais, de saúde e aspectos econômicos.

Plano de Saneamento

A Funpar tem elaborado planos de saneamento abrangendo os temas do esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem, resíduos, em conformidade com a Lei nº 14.026/2020, inclui levantamentos e um diagnóstico do saneamento básico do munícipio com a finalidade de planejar metas e o acesso dos cidadãos a estes serviços.
Dentro desse tópico, a Funpar também oferece conhecimento e experiência de seus consultores para a elaboração de planos específicos e projetos básicos específicos considerados emergenciais.

Plano de Arborização

Neste Plano a Funpar faz o reconhecimento de toda área verde da cidade, considerando inclusive, princípios paisagísticos e ambientais para, em seguida, propor sua adequação. Após o cadastro e o diagnóstico são produzidas diretrizes gerais para a requalificação do ambiente urbano e implantação da arborização em vias e áreas públicas e, também, fornecidas normas para uso e conservação. Acompanha também um programa de ações para a ampliação e a requalificação da cobertura vegetal urbana e do entorno.

Diagnóstico Inicial para Edital da ANEEL

É realizado um diagnóstico da situação atual da empresa ou município na questão de consumo e geração de energia elétrica e verificado o potencial das ações de eficiência energética necessárias para a adesão ao programa de eficiência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Gestão de Programa de Eficiência Energética

A Funpar faz o levantamento de necessidades e possíveis ações referentes à eficiência energética do município ou empresa e elabora diretrizes para consumo e geração alternativa, identificando fontes de financiamento incluindo a COSIP, a fim de proporcionar economia e, também, melhoria da qualidade de vida no ambiente. As ações propostas seguem a norma ISO 50.001.

Gestão de Programa de Acesso à Fibra Ótica e Internet em Conjunto com Eficiência Energética

Assim como a infraestrutura urbana é compartilhada para a mobilidade, é preciso repensar as cidades para que a mobilidade digital possa ser acessível à toda população. A implementação de redes de fibra ótica interligando os prédios públicos e estabelecendo um uma rede de ligações de elevado desempenho para o crescimento digital e viabilidade e oferta de serviços digitais em toda a extensão do município.

Etiquetagem de Prédios Conforme Eficiência

A Etiqueta Nacional de Eficiência Energética em Edificações reconhece os edifícios comerciais, e públicos que, comprovadamente, reduzem o consumo de energia e água, fazendo com que isso impacte diretamente em economia do preço final de produtos e serviços, tornando a empresa mais competitiva em seu mercado ou ambiente institucional.

Norma 50.001

Trata-se de um serviço de consultoria que abrange o enquadramento de indústrias, instalações comerciais e empresas à norma de Gestão de Energia ISO 50.001, que tem como objetivo estabelecer um sistema para implantar a eficiência energética e aprimorar a integração com o meio ambiente por meio do consumo consciente e redução das emissões de gases de efeito estufa.

Elaboração de Projeto de Parceria Público-Privada

A Funpar auxilia municípios na elaboração de PPPs, que são contratos entre a iniciativa privada e o poder público, com o objetivo de executar serviços de natureza publica, em conformidade com a Lei Federal 11.079/04 que regulamenta as PPPs. Exemplos destes projetos demandados com maior frequência estão os serviços de iluminação pública e de saneamento.

Análise PMI - Proposta de Manifestação de Interesse

Este instrumento jurídico determina uma relação colaborativa entre a administração pública e pessoas físicas ou jurídicas do direito privado para o desenvolvimento de estudos e projetos de interesse estatal. Mediante a elaboração de edital de chamamento público a inciativa apresenta proposta para exploração comercial de espaços públicos, de forma eficiente e segundo parâmetros de qualidade, estabelecendo responsabilidades para ambas as partes.

Estudo de Viabilidade para Iluminação Pública

São elaborados estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica para a estruturação de projetos de Parceria Público Privada (PPP) para a modernização, otimização, expansão e manutenção da estrutura da rede de iluminação pública, desta forma, proporcionando maior eficiência e qualidade na prestação deste serviço à população.

Sistema de Informação Metropolitana

Consiste na Proposta de estruturação e arquitetura de um sistema integrado de informação e comunicação entre os entes federativos de uma região metropolitana tendo em vista a agilização de processos e o planejamento da metrópole, além capacitar as equipes locais para operação do sistema e equalizar o acesso à informação.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

A prestação de serviço consiste no gerenciamento de diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, sempre buscando a sustentabilidade e a igualdade no acesso aos serviços metropolitanos.

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico e Aceleração de Territórios.

Identificação de oportunidades e déficits de uma região ou município com a finalidade de organizar metas e estratégias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, focando na sustentabilidade, além do estabelecimento de um sistema de monitoramento e avaliação das ações e seus resultados.
O método adotado inclui a análise integrada de vários bancos de dados econômicos e financeiras abrangendo os fixos e fluxos no território estudado.
O resultado contribui para a tomada de decisão em esferas públicas e privadas a fim de proceder com um programa de aceleração do desenvolvimento de oportunidades locais integrando o governo, as empresas, a academia e a sociedade civil organizada em prol de uma agenda propositiva.

Capacitação In Company

Modelo de capacitação direcionado para empresas, focado na qualificação dos colaboradores, que se reverte em desempenho, produtividade e eficiência. Neste tipo de treinamento a intenção é a vivência de situações reais, o que tem como resultado colaboradores preparados com novas técnicas e competências.

Programa de Inovação Empresarial

Alternativa para companhias que buscam inovação dentro do ambiente empresarial, promover o engajamento dos colaboradores e incentivar a organização para a cultura do empreendedorismo.

Projetos de Captação de Recursos

A equipe de profissionais da Funpar está habilitada para elaborar projetos de interesse público e capacitar equipes locais para pleitear recursos junto a diferentes fontes de financiamento, adequando os projetos às normas de editais e contribuindo com as equipes para o cumprimento dos planos e propostas de governo.

Nossos Cases

  • Todos
  • Castro
  • Telêmaco_Borba
  • Quitandinha
  • Arapongas
  • Mandaguari
  • Porto_Velho
  • Sanepar
  • Terra_Rica
  • Wenceslau_Braz
Fale Conosco pelo Instagram
Fale Conosco pelo Instagram
Fale Conosco pelo Facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp